Bloco Folia dos Peões é atração no Carnaval de Lumiar em Nova Friburgo no Estado do Rio

  • 26/01
  • Matérias
  • 157
  • Global Serviços Comerciais - Top Serrana - Editor Executivo: Gilvan Costa

Bloco Folia dos Peões é atração no Carnaval de Lumiar em Nova Friburgo na Região Serrana do Estado do Rio

 

No sábado, 14 de fevereiro, o bloco sai em cortejo até o centro de Lumiar. Na terça-feira, 17, o Folia dos Peões faz apenas a concentração

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Folia RJ 2026, apresentam o Bloco Folia dos Peões no Carnaval de Nova Friburgo, no distrito de Lumiar. O desfile do Bloco de Embalo será no sábado, 14 de fevereiro, e na terça-feira, 17, tem o “Concentra mas não sai”. O repertório do grupo é inspirado nos tradicionais bailes de Carnaval de clubes de outrora, apresentando marchinhas, marchas-rancho, sambas-enredo e, incluídos recentemente, clássicos do axé.

 

No sábado, às 16 horas, o bloco se concentra no Varandão do Davi (bar e restaurante), no Vale dos Peões, localidade que deu origem ao nome do grupo. De lá, o bloco segue em cortejo passando por uma ponte sobre o rio Macaé - que passa por Lumiar - e vai até o coreto da praça da Euterpe Lumiarense, no centro do distrito, onde é realizado o “Baile da Folia” a partir das 18h30. 

 

Já na terça-feira de Carnaval, 17, a partir das 16h, terá o “Concentra mas não sai” também no Varandão do Davi, promovendo um o baile de despedida do Carnaval. Os ensaios do bloco Folia dos Peões vêm acontecendo desde novembro, para afinar a bateria, os instrumentos e a cantoria.

 

Bloco

 

O Folia dos Peões é um Bloco de Embalo criado em Lumiar, distrito de Nova Friburgo/RJ, por um grupo de amigas foliãs, em 2017. Atualmente, o grupo, que já consta na programação oficial do Carnaval de Lumiar, tem cerca de 30 integrantes, entre ritmistas, instrumentistas e cantoras. Nos dias em que ele se apresenta, também são convidados músicos profissionais da região para auxiliar na execução das músicas, com trompete, saxofone, cavaquinho, entre outros instrumentos. 

 

Entre um Carnaval e outro, o grupo promove eventos como rodas de sambas, almoços e rifas, para arcar com custos e investimentos adicionais. Desta forma, os organizadores se preparam para o ano seguinte. O hino do Folia foi composto em 2018 pela musicista Bia Palhano, então cavaquinista e fundadora do bloco. Inicialmente, o grupo era composto apenas por moradores e amigos do Vale dos Peões, mas a cada ano vem atraindo mais foliões de outras localidades.

.

Em sua maioria composto por mulheres, entre instrumentistas e cantoras, Folia dos Peões sempre levou adiante a vontade e o compromisso de realizar um Carnaval de bairro, democrático e de qualidade para os foliões. Mas foi somente em 2020 que tiveram o primeiro Mestre de Bateria, o Nêgo Dé, como era conhecido o músico e parceiro. Ele faleceu alguns meses depois, vítima da Covid-19, deixando saudades. Após o episódio, o bloco retornou em 2022, no primeiro Carnaval pós-pandemia, e em Nova Friburgo, foi realizado no dia 16 de maio, aniversário da cidade, apenas com o evento “Concentra mas não sai”.

 

Em 2023, o Bloco Folia dos Peões convidou o Mestre Fred, percussionista e professor do Ponto de Cultura do bairro Olaria, que acompanhou e ensaiou a bateria, mas não pôde sair com o bloco no Carnaval devido à falta de verba para custear o profissional. Neste mesmo ano, o bloco conseguiu estabelecer uma parceria com o Mestre de Bateria Edmilson Souza, que abraçou o bloco junto à sua família de percussionistas e vem ministrando oficinas de ritmo e no comando da bateria; ocasião em que o Folia passou a fazer parte da Liga dos Blocos de Embalo de Nova Friburgo.

 

Em 2024, o Folia dos Peões realizou um concurso de marchinhas, com temas como "Não é não", “Para onde vai o lixo de Lumiar?”, "Quem ama cuida", a fim de chamar a atenção para temas pertinentes como: os direitos da mulher, contra o machismo e a homofobia, assim como a preservação do meio ambiente.

 

SERVIÇO

 

Bloco Folia dos Peões

 

14/02 (sábado de Carnaval) – 16 horas – concentração no Varandão do Davi (Vale dos Peões). O bloco segue em cortejo até o coreto da Praça da Euterpe Lumiarense para o “Baile da Folia”, a partir das 18h30

 

17/02 – (terça-feira de Carnaval) – 16 horas – “Concentra mas não sai” - Varandão do Davi (Vale dos Peões)

 

Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Folia RJ 2026.

 

Instagram @blocofoliadospeoes_lumiar

 

Produção: Débora Rebel (21) 99920-9203

 

Assessoria de Imprensa: Scheila Santiago (22) 98146-2493

 
Olá! Preencha os campos abaixo para fazer seu pédido online.